Você está aqui: Página Inicial / Censipam apresenta SipamHidro em fórum de gerenciamento de desastres

Notícia

Censipam apresenta SipamHidro em fórum de gerenciamento de desastres

Evento foi promovido pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e reuniu comandantes dos nove estados da Amazônia Legal

Por Willian Cavalcanti/CR-BE

Fórum reuniu representantes dos bombeiros nos estados da Amazônia Legal

Fórum reuniu representantes dos bombeiros nos estados da Amazônia Legal

Belém, 19/11/2018 - O Centro Regional do Censipam em Belém (CR-BE) participou do Fórum em Gerenciamento de Desastres, Boas Práticas e Soluções Tecnológicas, na última terça-feira (13/11), na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém (PA). O evento foi promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

O evento faz parte da programação da Semana de Prevenção e Combate a Incêndio, alusivo aos 136 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O fórum culminou com a VII Reunião do Comitê de Proteção da Amazônia Legal (COPAL), que reuniu os nove comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros dos estados que compõem a Amazônia Legal.

Este ano, o CBMPA e a CEDEC fizeram parceria com a Embaixada de Israel, que levou o consultor de gestão de emergência Yehiel Kauperstien para palestrar sobre gerenciamento de crise. O meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral Júnior, apresentou o COPAL e expôs propostas para promover a aproximação entre os comandantes dos bombeiros visando minimizar dificuldades e desafios do dia a dia. O meteorologista reafirmou a necessidade de se implementar uma cultura de prevenção relacionada ao conhecimento, conscientização e comportamento.

O analista da divisão ambiental do Centro Técnico e Operacional do Centro Regional do Censipam em Belém (CR-BE), Flávio Altieri, apresentou o sistema de monitoramento e previsão de riscos hidrometeorológicos severos - SipamHidro.