Você está aqui: Página Inicial / Censipam recebe produtos desenvolvidos em parceria com CPRM

Notícia

Censipam recebe produtos desenvolvidos em parceria com CPRM

Cerimônia de entrega foi realizada durante evento de 50 anos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)

Por Willian Cavalcanti

Diretor de Produtos do Censipam recebe produtos do presidente do CPRM

Diretor de Produtos do Censipam recebe produtos do presidente do CPRM

Brasília, 15/08/2019 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) participou, nesta quinta-feira (15/8), de cerimônia de entrega de produtos desenvolvidos em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A entrega foi realizada durante as comemorações do aniversário de 50 anos de criação do CPRM, no auditório do Ministério de Minas e Energia, em Brasília (DF).

Censipam e CPRM são parceiros no mapeamento dos recursos naturais e no monitoramento ambiental da Amazônia. Em conjunto com o Censipam, o CPRM realizou o mapeamento dos municípios ribeirinhos em situação de vulnerabilidade na região. A partir do estudo de risco do CPRM, o Censipam definiu as cidades com maior probabilidade de enchentes e cheias, servindo de base para o sistema SipamHidro.

O CPRM também apoia o SipamHidro com informações e dados que auxiliam no monitoramento hidrológico da bacia amazônica. As informações de fluxo e vazão dos rios que abastecem o sistema usam dados coletados pelo CPRM.

“O CPRM confecciona mapas que detalham as camadas da geologia na Amazônia. Essas informações nos ajudam a entender porque certas áreas passam a ter a presença de garimpos, por exemplo”, explicou Péricles Cardim, diretor de produtos do Censipam.

Junto com a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, o CPRM participa do projeto Cartografia da Amazônia, coordenado pelo Censipam. O projeto tem como objetivo realizar as cartografias terrestre, geológica e náutica dos 35% da Amazônia sem informação cartográfica detalhada.

“Com o apoio de todos, estamos elevando o Serviço Geológico do Brasil a uma nova dimensão”, afirmou o presidente do CPRM, Esteves Colnago, durante a cerimônia de aniversário.

CPRM
A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, atualmente denominada Serviço Geológico do Brasil, foi instituída em 15 de agosto de 1969 como empresa de economia mista vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A empresa tem a missão estratégica de organizar e sistematizar o conhecimento geológico do País.