Você está aqui: Página Inicial / Censipam apresenta atualizações do SipamHidro

Notícia

Censipam apresenta atualizações do SipamHidro

Plataforma recebeu novas funcionalidades que serão integradas às ferramentas existentes

Por Willian Cavalcanti

Coordenador apresenta novas funcionalidades da plataforma

Coordenador apresenta novas funcionalidades da plataforma

Brasília, 16/07/2019 – A coordenação de produtos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) apresentou nesta terça-feira (16/7), em Brasília (DF), as novas funcionalidades do Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico da Amazônia (SipamHidro).

O sistema foi criado para fornecer informações sobre os rios que compõe a Bacia Amazônica e gerar alertas sobre enchentes ou secas, por exemplo. Isso possibilita aos órgãos locais, como a Defesa Civil, realizar com precisão o mapeamento das áreas de risco e planejar a assistência adequada à população afetada.

A nova plataforma traz ferramentas que buscam integrar os módulos já existentes e facilitar o acesso aos dados. “A intenção é que o usuário consiga acessar as informações de forma mais rápida e intuitiva”, afirma o coordenador do projeto, Flávio Altieri.

Desenvolvido por analistas dos centros regionais do Censipam, o sistema é abastecido por dados fornecidos por órgãos como a Agência Nacional de Águas (ANA), Operador Nacional do Sistema (ONS), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre outros.

“O SipamHidro obtém dados através de uma cadeia sistêmica e gera conhecimento de forma integrada. Nenhum outro órgão brasileiro possui uma plataforma com tamanha integração de dados”, complementou Altieri.

A apresentação foi acompanhada, por videoconferência, por servidores do centro regionais do Censipam em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA).