Você está aqui: Página Inicial / Coordenação de Inteligência realiza estágio de geointeligência para órgãos do SISBIN

Notícia

Coordenação de Inteligência realiza estágio de geointeligência para órgãos do SISBIN

Evento permitiu importante nivelamento de conhecimentos sobre atividade de Inteligência Tecnológica

Por Willian Cavalcanti/CGINT

Participaram do curso analistas de órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência

Participaram do curso analistas de órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência

Brasília, 22/04/2019 – De 15 a 18 de abril, a Coordenação-Geral de Inteligência (CGINT), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), promoveu o Estágio Técnico de Geointeligência (GEOINT) para analistas de órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) sediados na Capital Federal.

O evento teve por objetivo capacitar as agências a solicitar ao Censipam ou produzir trabalhos cartográficos voltados para missões diversas, empregando os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) disponíveis em seu órgão de origem.

Durante o curso, foram realizados estudos de casos de missões de inteligência, reconhecimento e vigilância de alvos com emprego dos ativos tecnológicos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), com ênfase no Sistema Drone. Ao todo, foram 40 horas presenciais no Centro de Coordenação Geral, em Brasília (DF).

Os participantes também conheceram ativos e projetos relacionados à atividade de geointeligência e as possibilidades da célula de planejamento e controle (Placon) em apoio a operações de campo.

Na cerimônia de encerramento, o diretor-geral substituto do Censipam, Major-Brigadeiro José Hugo Volkmer, reafirmou a importância da parceria com os órgãos do SISBIN no compartilhamento de informações, recursos humanos e tecnológicos de interesse do Sipam, com vistas ao combate e repressão a ilícitos na região.