Seminário discute PAA no Território da Cidadania Sul de Roraima PDF Imprimir E-mail
Eventos
A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Roraima, promovem, nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), o I Seminário do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Território da Cidadania Sul de Roraima. O evento será realizado no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no bairro São Pedro, em Boa Vista, a partir das 8h. Os objetivos do seminário são divulgar o PAA no estado, identificar estratégias locais que aperfeiçoem e potencializem o Programa e capacitar técnicos para acessarem a ferramenta PAA/NET, aplicativo desenvolvido pela Conab que facilita e descentraliza o preenchimento das propostas de participação dos produtores rurais.

“O seminário é importante para integrar os setores envolvidos no Programa”, ressalta a delegada do MDA em Roraima, Célia Souza. Durante o encontro, serão apresentadas experiências do Território da Cidadania Sul, como a da Colônia de Pescadores Z-40, em Rorainópolis, que há dois anos participa do PAA e fornece peixe para merenda escolar do município. O evento conta com a parceria do Colegiado do Território Sul de Roraima, que é composto pelos municípios de Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caroebe e parte de Caracaraí, além do Sebrae e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag).

Segurança alimentar

O PAA, criado em 2003, é uma ação conjunta dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Conab, que adquire alimentos de agricultores familiares. Os produtos são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional que são atendidas por programas sociais locais. São destinados, ainda, a estoques estratégicos do governo.

Entre 2003 e 2005, o Programa foi operado, exclusivamente, com recursos do MDS. A partir de 2006, passou a ter maior participação do MDA, com dotação orçamentária própria, sob coordenação da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). Nos últimos dois anos, as modalidades operadas pelo MDA investiram mais de R$ 138 milhões, beneficiando quase 50 mil agricultores familiares que acessaram o Compra Direta ou Formação de Estoque pela Agricultura Familiar.

Programação:

25/09 (quinta-feira)
8h30 - Abertura Oficial
9h - Apresentação do PAA, por Ana Luiza Müller (MDA), Itamar Pires (Conab) e Bruno Barreto (MDS)
10h30 às 12h - Apresentação do PAA por representantes do MDA, MDS e Conab
13h30 às 13h45 - Apresentação da experiência do Território da Cidadania Sul de Roraima
13h45 às 14h30 - Debate sobre o PAA, entraves e desafios para acesso ao Programa
14h30 às 15h30 - Trabalho de grupo para construção de estratégias para o acesso ao PAA
15h45 às 17h - Apresentação dos trabalhos de grupo

26/09 (sexta-feira)
8h30 às 12h30 - Capacitação de técnicos em PAA/NET
14h às 16h - Capacitação de técnicos em PAA/NET
16h30 – Encerramento

Fonte: INCRA

© 2009 Portal Sipam. Esta página foi visitada 657466 vezes.
Censipam - Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Telefone: (61) 3214 0202 Fax: (61) 3214 0272 E-mail: contato@sipam.gov.br
Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco K
CEP: 70610-200, Brasília, DF