Você está aqui: Página Inicial / Contêiner para operação de antena multissatelital é instalado em Formosa

Notícia

Contêiner para operação de antena multissatelital é instalado em Formosa

Equipamento vai abrigar infraestrutura para operação da antena multissatelital de monitoramento da Amazônia

Por Willian Cavalcanti

Contêiner para operação de antena multissatelital é instalado em Formosa

Contêiner para operação de antena multissatelital é instalado em Formosa

Brasília, 09/09/2019 – Foi instalado na última sexta-feira (6/9), no Campo de Instrução do Exército em Formosa (GO), o contêiner que irá abrigar equipamentos para operação da antena multissatelital de monitoramento territorial da Amazônia.

Com cerca de 16 toneladas, o contêiner abriga a infraestrutura de tecnologia da informação que irá compor o serviço do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) para monitoramento via satélite do país.

“O recebimento desse contêiner representa a conclusão de mais uma etapa do projeto Amazônia SAR, em que o Censipam irá aperfeiçoar o monitoramento territorial e ambiental do país, gerando alertas com mais rapidez”, afirmou o analista do Censipam, Hugo de Paula.

O contêiner irá ocupar área do Exército Brasileiro, no 6° Grupo de Mísseis e Foguetes, em Formosa (GO). Com diâmetro de 11,3 metros, a antena comprada nos Estados Unidos deverá ser instalada até o final deste ano.

Na última semana de agosto, analistas do Censipam viajaram para a sede da empresa fornecedora do contêiner em São Paulo para avaliar o equipamento já montado e verificar se a operação está de acordo com as especificações do projeto.