Você está aqui: Página Inicial / Conselho Deliberativo se reúne para debater políticas para proteção da Amazônia

Notícia

Conselho Deliberativo se reúne para debater políticas para proteção da Amazônia

Representantes de oito ministérios se reuniram para debater projetos estratégicos para proteção e desenvolvimento da Amazônia Legal

Por Willian Cavalcanti

Conselho Deliberativo se reúne para debater políticas para proteção da Amazônia

Conselho Deliberativo se reúne para debater políticas para proteção da Amazônia

Brasília, 04/09/2019 – Visando aperfeiçoar ações estratégicas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), foi realizada, nesta quarta-feira (4/9), a 9ª Reunião do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam). O encontro foi realizado na sede do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF).

Representes dos ministérios da Defesa, Relações Exteriores, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, Justiça e Segurança Pública, Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Casa Civil e Gabinete de Segurança Institucional debateram sobre diretrizes e parcerias estratégicas a serem realizadas pelo Sipam.

Entre os temas apresentados destacaram-se o uso de novos satélites com tecnologia de radar de abertura sintética (SAR) e a participação do Censipam na Operação Verde Brasil, deflagrada pelo Governo Federal para combate às queimadas na floresta amazônica.

O diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, apresentou projetos do Censipam para modernização da infraestrutura de gestão de dados e coleta de informações ambientais e territoriais. “Revemos contratos e projetos de forma a economizar recursos e otimizar o trabalho realizado. Nossa intenção é ser cada vez mais eficientes na entrega de produtos relevantes aos órgãos parceiros”, afirmou o chefe do Censipam.

O secretário-geral do Ministério da Defesa e presidente do Consipam, Almirante de Esquadra Almir Garnier, afirmou que o Censipam tem uma importância estratégica para o País. “O Censipam não é um órgão que trabalha apenas para o Ministério da Defesa, mas para o Brasil”, disse o Almirante.

Entre as deliberações, os membros aprovaram a entrada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como membro efetivo do conselho. Também foi deliberado a realização de acordo internacionais visando ao intercâmbio de informações para combate ao tráfico de drogas e crime organizado na Amazônia.

“Fui pessoalmente à unidade do Censipam em Manaus e vi de perto o trabalho espetacular desenvolvido por vocês no apoio tanto ao Ministério da Justiça quanto aos demais órgãos públicos”, afirmou Luiz Pontel, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Consipam
O Consipam visa estabelecer diretrizes para a coordenação e a implementação de ações de governo no âmbito do Sipam, conforme a Política Nacional Integrada para a Amazônia Legal.

O Conselho Deliberativo reúne-se duas vezes por ano, entretanto, a intenção é agendar uma reunião extraordinária no último trimestre de 2019 para discutir a concretização de medidas para o Sistema de Proteção da Amazônia.