Você está aqui: Página Inicial / Conselho Deliberativo do Sipam debate sistemas de combate ao desmatamento

Notícia

Conselho Deliberativo do Sipam debate sistemas de combate ao desmatamento

Em reunião realizada em Brasília, foram apresentados projetos que buscam otimizar a fiscalização e autuação de infratores

Por Censipam/MD

Secretários-gerais se reuniram para debater projetos do Sipam

Secretários-gerais se reuniram para debater projetos do Sipam

Brasília, 27/03/2019 – A 8ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam) ocorreu, na quarta-feira (27), no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF).

Na abertura do evento, o diretor-geral substituto e diretor de Administração e Finanças do Censipam, brigadeiro José Hugo Volkmer, determinou a leitura dos principais pontos da ata da reunião anterior. Foram apresentados aos membros do colegiado os projetos dos Centros Regionais do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

O encontro foi presidido pelo secretário-geral do Ministério da Defesa (MD) e presidente do Consipam, almirante Almir Garnier Santos, e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

“A partir desse Conselho, podemos direcionar esforços de uma organização projetada para obter soluções”, enfatizou o almirante. O Consipam visa estabelecer diretrizes para a coordenação e a implementação de ações de governo no âmbito do Sipam, conforme a Política Nacional Integrada para a Amazônia Legal.

Entre os temas debatidos destacaram-se o aperfeiçoamento dos sistemas de combate ao Desmatamento na Amazônia e as próximas ações do conselho. O diretor de produtos do Censipam, Péricles Cardim, apresentou projetos e sistemas desenvolvidos visando ao desenvolvimento da Amazônia.

O pesquisador da Universidade de São Paulo, Gerd Sparovek, mostrou um sistema que pretende automatizar a emissão de alertas de desmatamento e autuação de infratores realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Consipam
Integram o Conselho Deliberativo do Consipam: os secretários-gerais dos ministérios da Defesa, das Relações Exteriores, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Regional, da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Casa Civil e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

O Conselho Deliberativo do Consipam reúne-se duas vezes por ano e o próximo encontro está previsto para 4 de setembro de 2019. Também estiveram presentes na reunião: os secretários-executivos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marcelo de Oliveira Andrade; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Francisco Semeghini; Ministério do Ministério do Meio Ambiente, Ana Maria Pelline; Ministério do Desenvolvimento Regional, Antônio Carlos Futuro; da Casa Civil, Abraham Bragança; do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Valério Stumpf, entre outras autoridades militares e civis.

Com informações de Lane Barreto e fotos de Tereza Sobreira do Ministério da Defesa