Você está aqui: Página Inicial / Centro Regional de Porto Velho se reúne com representantes da Defesa Civil

Notícia

Centro Regional de Porto Velho se reúne com representantes da Defesa Civil

O objetivo é avaliar o prognóstico dos níveis dos rios Mamoré, Beni e Madeira

O objetivo é avaliar o prognóstico dos níveis dos rios Mamoré, Beni e Madeira

O objetivo é avaliar o prognóstico dos níveis dos rios Mamoré, Beni e Madeira

Porto Velho, 10/03/2021 - Servidores do Centro Regional de Porto Velho (CR-PV), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), reuniram-se, nesta terça-feira (09/03), de maneira presencial e também remota, com representantes da Defesa Civil do Estado de Rondônia e do município de Porto Velho. Foram discutidos o prognóstico dos níveis dos rios Mamoré, Beni e Madeira, a atualização da previsão meteorológica de curto e médio prazo para a região, além da viabilização de ferramentas da plataforma do Sistema de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro).

O SipamHidro gera boletins e alertas que auxiliam órgãos públicos na preparação e mitigação dos impactos de alagamentos e inundações nas cidades ribeirinhas da Amazônia. “O Censipam também fornece informações meteorológicas para todos os municípios da Amazônia Legal. Os alertas meteorológicos são encaminhados para órgãos como a Defesa Civil, que planeja ações preventivas em cada cidade.”, explicou o gerente regional do CR-PV, Coronel Roseval Serrado Leite.

Durante o encontro, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militares de Rondônia, coronel BM Gilvander Gregório de Lima, ressaltou a importância da troca de informações atualizadas para balizar as ações da Defesa Civil, em apoio às populações ribeirinhas, na manutenção do abastecimento para os municípios com maior vulnerabilidade e na segurança dos transportes aquaviários.

Ao longo da reunião, o doutor em ciências e pesquisador em geociência do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marcus Suassuna, apresentou os dados gerados pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira. O meteorologista do CR-PV, Diego Silva, abordou a expectativa de chuvas na região, enquanto o servidor do Centro Regional de Belém, Flávio Altieri, apresentou a concepção da plataforma SipamHidro e suas múltiplas aplicações nas atividades da Defesa Civil, principalmente no período do inverno amazônico.