Você está aqui: Página Inicial / Centro Regional de Porto Velho realiza capacitação para uso de drones em operações da PF

Notícia

Centro Regional de Porto Velho realiza capacitação para uso de drones em operações da PF

Esta já é a segunda turma da Polícia Federal que participa do curso

Por Willian Cavalcanti/CR-PV

Essa é a segunda turma da Polícia Federal formada pelo CR-PV

Essa é a segunda turma da Polícia Federal formada pelo CR-PV

Porto Velho, 01/03/2019 – De 25 a 28 de fevereiro, o Centro Regional de Porto Velho (CR-PV) realizou o curso básico de operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Remotely Piloted Aircraft: RPA) para agentes da Polícia Federal (PF) em Rondônia. O curso teve o objetivo de capacitar os policiais federais no manuseio de RPA em atividades em campo. Este é a segunda turma da PF a realizar curso no CR-PV.

O curso é composto de oito horas de fundamentação teórica, ministrada no laboratório de informática do CR-PV. Também foram realizadas 32 horas de atividades práticas no Parque Natural de Porto Velho e em outros espaços que simulam ações da PF.

Durante a instrução prática, foram realizadas simulações de missões de inteligência e de reconhecimento, além de operações de vigilância de alvo móvel. Os alunos também treinaram operações noturnas em área urbana e rural e simulações de missões em campo.

Na cerimônia de encerramento, servidores do CR-PV reafirmaram a importância da parceria com a PF no compartilhamento de recursos humanos e tecnológicos para o Sistema de Proteção da Amazônia. O instrutor do curso, o analista de tecnologia militar do CR-PV José Mário Fraga, explicou que a praticidade proporcionada pelo RPA em atividades de monitoramento tem aumentado a demanda pelo equipamento.

“Órgãos que desempenham funções em campo, como a Marinha do Brasil e a Polícia Rodoviária Federal, têm buscado o curso para desenvolvimento de suas atividades. A nossa capacitação está sempre se atualizando com as novas tecnologias do mercado e de acordo com as necessidades de cada órgão”, afirmou o analista.

Popularmente conhecido como “drone”, o RPA é uma das ferramentas utilizadas pelo CR-PV para realizar levantamentos de altimetria para cálculos de terreno do projeto SipamSAR. As imagens são usadas para validação de polígonos de desmatamentos e para missões ligadas à Inteligência.