Você está aqui: Página Inicial / Centro de Inteligência da Marinha busca parceria com Censipam

Notícia

Centro de Inteligência da Marinha busca parceria com Censipam

Censipam e Marinha buscam desenvolver sistema para monitorar a Amazônia Azul por meio de satélites SAR

Censipam apoia o monitoramento da Amazônia Azul.

Censipam apoia o monitoramento da Amazônia Azul.

Brasília, 24/07/2020 – Visando aprofundar uma parceria para o monitoramento da Amazônia Azul, representantes do Centro de Inteligência da Marinha (CIM) conheceram, nesta quinta-feira (23/7), o trabalho do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF).

O diretor do CIM, Contra-Almirante Antonio Carlos Cambra, conheceu como o Censipam utiliza satélites com radar de abertura sintética (SAR) para o monitoramento ambiental e territorial da Amazônia Legal. Desde março, o Censipam passou ter a responsabilidade de apoiar também o monitoramento da Amazônia Azul.

“A área sob a nossa responsabilidade é muito grande, por isso precisamos definir ações prioritárias. Tenho certeza que, em conjunto, poderemos desenvolver mecanismos para um monitoramento eficiente da Amazônia Azul”, disse o Almirante Cambra.

O Censipam irá realizar em setembro um curso sobre análise de imagens de radar (SAR) voltado para militares da Marinha. A capacitação é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma ferramenta de vigilância da Amazônia Azul por meio de imagens de satélite.

“O Censipam é uma ferramenta à disposição de todos os órgãos governamentais. Se ainda não temos a solução, podemos trabalhar em conjunto para alcançá-la”, afirmou o diretor de produtos do Censipam, Rafael Costa.