Você está aqui: Página Inicial / Censipam recebe antenas de comunicação satelital transportáveis

Notícia

Censipam recebe antenas de comunicação satelital transportáveis

Com conexão banda larga via satélite, antenas podem ser utilizadas em operações de combate a crimes ambientais na Amazônia

Por Willian Cavalcanti

Com conexão banda larga via satélite, antenas podem ser utilizadas em operações de combate a crimes ambientais na Amazônia

Com conexão banda larga via satélite, antenas podem ser utilizadas em operações de combate a crimes ambientais na Amazônia

Brasília, 03/09/2020 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) recebeu, nesta quinta-feira (3/9), novas antenas de comunicação via satélite transportáveis. As antenas serão disponibilizadas aos órgãos parceiros do Censipam para emprego em operações de combate a crimes ambientais na Amazônia.

Adquiridas por meio de contrato com a empresa estatal Telebras, os equipamentos fornecem conexões de dados e voz com velocidade de 20 Mbps e 2 Mbps de upload, diretamente via satélite. A antena tem 75 cm de diâmetro e possui bateria com 8 horas de autonomia. Todo o equipamento, que inclui antena, bateria e modem, pesa 60 kg e pode ser transportado em automóveis pequenos, embarcações ou aeronaves.

“Por ter tamanho reduzido, o equipamento facilita muito o trabalho das equipes que têm que se deslocar para locais de difícil acesso e sem qualquer tipo de comunicação. A caixa construída especialmente para o projeto facilita o transporte e a montagem”, afirmou o analista do Censipam, Carlos Monteiro.

O equipamento foi desenvolvido por técnicos da Telebras e visa atender órgãos que necessitam de conexão à internet em local isolados. As instruções para montagem e sincronização da antena com o satélite foram repassadas para servidores do Censipam, na sede do órgão em Brasília (DF).

Além dos 32 modelos transportáveis, o Censipam já instalou mais de 260 terminais de comunicação para instituições governamentais em toda a Amazônia Legal. Já está prevista a instalação de mais 70 antenas para órgãos como as Forças Armadas, Ibama e Funai.

O Censipam firmou parceria com o programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), programa do Ministério das Comunicações (MC) que busca levar banda larga a localidades não abastecidas por internet. O GESAC utiliza o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), único satélite de alta capacidade com cobertura em todo território nacional.