Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza workshop sobre inteligência do sinal em Manaus

Notícia

Censipam realiza workshop sobre inteligência do sinal em Manaus

O objetivo foi estreitar laços entre operadores de inteligência do sinal na região amazônica e promover diálogo sobre a integração de sistemas

Por Willian Cavalcanti

O evento teve a presença de especialistas, operadores de inteligência, servidores da área técnica e analistas de diversos órgãos e entidades.

O evento teve a presença de especialistas, operadores de inteligência, servidores da área técnica e analistas de diversos órgãos e entidades.

Manaus, 10/10/2018 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou na última sexta-feira (5/10), no Centro Regional de Manaus (CR-MN), o I Workshop sobre Inteligência do Sinal e High Frequency Direction Finding. O evento contou com a presença de órgãos e agências da administração pública federal e estadual que atuam na área de controle do espectro eletromagnético e de inteligência do sinal.

Um dos objetivos do evento foi estreitar laços entre operadores de inteligência do sinal na região amazônica, bem como promover diálogo sobre a integração entre os sistemas Sisfron e Sipam. A intenção é buscar soluções integradoras que possam ampliar as capacidades do Brasil na proteção das fronteiras e na manutenção da soberania sobre a Amazônia, com a utilização das capacidades da inteligência do sinal.

O Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) apresentou palestra sobre o Sisfron, projeto estratégico do Ministério da Defesa para ampliação da rede de defesa das fronteiras. O projeto piloto do Sisfron tem previsão de encerramento em 2019.

No contexto da análise de frequências, inteligência do sinal e High Frequency Detection Finding (HFDF), ocorreu a palestra da empresa Saab Medav Technologies, que apresentou o “estado da arte” em detecção, identificação e fusão de dados de inteligência do sinal. Servidores do Censipam também apresentaram capacidades e trabalhos realizados na esteira da análise de inteligência do sinal e de HFDF, entre outras ações de inteligência para a proteção da Amazônia.

Após as palestras, foi realizado debate para troca de informações e percepções sobre o futuro da atividade de inteligência do sinal na região amazônica. O evento contou com a presença de 32 participantes entre especialistas, operadores de inteligência, servidores da área técnica e analistas de diversos órgãos e entidades. Além de servidores e militares da área técnica e das coordenações de inteligência do Censipam, estavam presentes representantes da Abin, Anatel, Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, Comando Militar da Amazônia, Comando do 9º Distrito Naval, Comando da Ala 8 da Força Aérea Brasileira, Capitania Fluvial do Estado do Amazonas, CCOMGEX e Saab Medav Technologies.