Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza testes com nova antena de comunicação satelital

Notícia

Censipam realiza testes com nova antena de comunicação satelital

Compacto, o equipamento permite conexão banda larga diretamente via satélite

Por Willian Cavalcanti

Censipam realiza testes com nova antena de comunicação satelital

Censipam realiza testes com nova antena de comunicação satelital

Brasília, 03/09/2019 – Representantes da empresa estatal Telebras apresentaram, na última sexta-feira (30/8), uma nova antena de comunicação via satélite que será testada pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

A antena tem 75 cm de diâmetro e pode ser ligada a uma bateria com 8 horas de autonomia. Por meio dela é possível realizar conexões de dados e voz de 10 ou 20 MB, diretamente via satélite. Todo equipamento, que inclui antena, bateria e modem, pesa 60 kg e pode ser transportado em automóveis pequenos.

“Por ser compacto, o equipamento facilita muito o trabalho das equipes de campo, que muitas vezes têm que se deslocar a locais de difícil acesso na Amazônia”, afirmou o analista do Censipam, Hugo de Paula.

O Censipam deve aderir ao GESAC, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que busca levar banda larga a localidades não abastecidas por internet.

“O GESAC utiliza o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), único satélite de alta capacidade com cobertura em todo território nacional. Esse equipamento foi desenvolvido por técnicos da Telebras e visa atender órgãos que necessitam de uma boa conexão à internet em local isolados”, explicou o engenheiro da Telebras, André Lopes.

Por meio de parcerias institucionais, o Censipam fornece atualmente mais de 500 terminais de comunicação via satélite a órgãos e entidades em toda a Amazônia Legal.