Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza seminário sobre mineração ilegal na Amazônia

Notícia

Censipam realiza seminário sobre mineração ilegal na Amazônia

Evento foi oportunidade para discutir efeitos e ações do Estado na mitigação da atividade

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

Seminário teve a participação de diversas entidades

Seminário teve a participação de diversas entidades

Manaus, 07/10/2019 - O Centro Regional do Censipam em Manaus (CR-MN) sediou o 1º Seminário Mineração Ilegal na Amazônia, de 02 e 03 de outubro, com a proposta de discutir e realizar a troca de experiências sobre a mineração na região. O evento foi uma oportunidade para ampliar a discussão sobre os efeitos e as ações do Estado na mitigação da atividade.

Participaram do debate pesquisadores, representantes da sociedade, instituições e profissionais de diversas esferas. Com um total de 87 inscritos, o evento teve a participação de 44 organizações públicas e privadas, incluindo autoridades estaduais e federais.

Os participantes foram recebidos pelo gerente do CR-MN, Ricardo Hatherly, e a palestra de abertura foi realizada pelo General César Augusto Nardi, que explicou como o Comando Militar da Amazônia atua contra o garimpo ilegal.

Também realizaram apresentações o Instituto Socioambiental (ISA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Companhia Brasileira de Recursos Minerais (CPRM). As empresas Santiago e Cintra Consultoria, Space Imaging e Telespazio apresentaram soluções tecnológicas, como sistemas de sensoriamento remoto e apoio à tomada de decisão.

Entre as instituições participantes, estavam: Ala 8; Antaq; ANP; Agência Brasileira de Inteligência do Amazonas, Roraima, Pará e Acre; Cindacta IV; Comando Militar da Amazônia; Cooperativa Indígena Mineral; Polícia Federal do Amazonas e Roraima; ICMBio; Instituto Socioambiental (ISA); Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e Roraima; Secretaria de Planejamento Ciência e Tecnologia da Informação do Amazonas; Suframa; e Universidade Federal do Amazonas.