Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza obras para instalação de antena de monitoramento ambiental

Notícia

Censipam realiza obras para instalação de antena de monitoramento ambiental

Antena facilitará o monitoramento territorial e ambiental da Amazônia por meio de imagens de satélite

Por Willian Cavalcanti

Servidores do Censipam visitam obras para instalação de antena

Servidores do Censipam visitam obras para instalação de antena

Brasília, 30/07/2019 – Membros da diretoria do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) visitaram, nesta terça-feira (30/7), as obras de instalação da antena de recepção via satélite, no Campo de Instrução do Exército Brasileiro, em Formosa (GO).

A área cedida ao Censipam tem 1.400 m2 e fica a cerca de 90 km de Brasília (DF). O Campo de Instrução é administrado pelo 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF).

No local, está sendo executada obra para instalação de uma antena multisatelital de observação da Terra e outros equipamentos para rastreio e gravação de dados. Com diâmetro de 11,3 m, a antena poderá receber imagens diretamente de satélites, facilitando operações de monitoramento territorial e ambiental do território nacional e também das águas jurisdicionais.

A antena foi adquirida com recursos do Fundo Amazônia e faz parte do projeto Amazônia SAR, que tem como objetivo utilizar radar de abertura sintética (SAR) para gerar alertas de desmatamento para órgãos de fiscalização ambiental.

“As obras estão caminhando conforme o cronograma. Esperamos até outubro já estar recebendo imagens diretamente dos satélites, melhorando assim o nosso trabalho de monitoramento da Amazônia", afirmou o diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer.

Outra antena, com diâmetro de 7,3 m, será instalada em área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Manaus (AM).