Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza instrução com Bombeiros para monitoramento de queimadas

Notícia

Censipam realiza instrução com Bombeiros para monitoramento de queimadas

Centro Regional de Porto Velho capacitou militares em software de acompanhamento de queimadas em Rondônia

Por Willian Cavalcanti/CR-PV

Censipam realiza instrução com Bombeiros para monitoramento de queimadas

Censipam realiza instrução com Bombeiros para monitoramento de queimadas

Porto Velho, 18/03/2019 - De 11 a 15 de março, o Centro Regional de Porto Velho (CR-PV) realizou um treinamento de sensoriamento para integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia. O curso teve o objetivo de capacitar os militares na utilização do software ArcGIS em atividades de acompanhamento de queimadas no Estado de Rondônia.

O curso foi composto por oito horas diárias de fundamentação teórica e práticas ministradas pelo servidor Subtenente Abel Raimundo dos Santos Filho, na Sala de Planejamento e Controle de Operações (PLACON) da Coordenação de Inteligência do CR-PV.

A capacitação buscou preparar os bombeiros para a montagem de duas “salas de situação” para acompanhamento de queimadas na região. Uma das salas será montada em Ariquemes (RO) e a outra em Porto Velho (RO). A estrutura possibilitará apoio à Defesa Civil no acompanhamento e combate a incêndios no período de estiagem, momento que ocorrem diversas queimadas em Rondônia.

Na cerimônia de encerramento, foi relatada a importância da parceria do Censipam com o Corpo de Bombeiros de Rondônia na troca de conhecimentos entre recursos humanos. Os alunos também elogiaram a integração entre os membros da instituição, que presta apoio ao Centro Regional em situações de combate a incêndio e treinamento de brigadistas.

O 2º Tenente Bombeiro Militar Geanderson Maia Trindade afirmou a importância dos conhecimentos adquiridos durante o curso. “O que aprendemos aqui nos proporcionará atender a sociedade em melhores condições e de forma mais eficiência, aperfeiçoando nosso trabalho de monitoramento e combate a incêndios em Rondônia”, afirmou o bombeiro.