Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza curso sobre aplicações de radar de abertura sintética (SAR)

Notícia

Censipam realiza curso sobre aplicações de radar de abertura sintética (SAR)

Curso teve a participação de representantes da Polícia Federal, ANA, ICMBio, Cenad, CPRM e Forças Armadas

Por Willian Cavalcanti

Servidores de diversos órgãos públicos e das Forças Armadas participaram da capacitação

Servidores de diversos órgãos públicos e das Forças Armadas participaram da capacitação

Brasília, 09/08/2019 – Com o objetivo de proporcionar capacitação em sensoriamento remoto por micro-ondas a instituições parceiras, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou o Curso de Princípios e Aplicações de Radar de Abertura Sintética, de 5 a 9 de agosto, em Brasília (DF).

O curso abordou conceitos de sensoriamento remoto por micro-ondas com ênfase em Radar de Abertura Sintética (do inglês: Synthetic Aperture Radar - SAR). Somando 40 horas, a instrução também apresentou formas de tratamento de imagens de radar para análise do meio físico.

“Durante o curso, conhecemos quais são os usos e demandas dos órgãos parceiros do Censipam, cada um em sua área de atuação”, afirmou o instrutor Ulisses Guimarães.

Com um total de 26 alunos, o curso capacitou representantes da Polícia Federal, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidades (ICMBio), Agência Nacional de Águas (ANA), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Bombeiros do Distrito Federal, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

“Esta instrução é uma oportunidade de interagirmos com diversos segmentos da sociedade que trabalham com geoinformação”, disse o Coronel Mário Celso, da Chefia de Logística do Ministério da Defesa.

O Censipam vai realizar capacitações sobre radar de abertura sintética em Porto Velho (19 a 23 de agosto), Belém (09 a 13 de setembro) e Manaus (23 a 27 de setembro).