Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza curso de operação de drones para Funai

Notícia

Censipam realiza curso de operação de drones para Funai

Objetivo foi capacitar servidores da Funai para operação de drones em atividades de reconhecimento, inteligência e vigilância

Por Willian Cavalcanti

Censipam realiza curso de drones para servidores da Funai

Censipam realiza curso de drones para servidores da Funai

Brasília, 14/12/2020 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou, de 07 a 11 de dezembro, no Centro de Formação em Política Indigenista, em Sobradinho (DF), o primeiro curso de operação de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) para servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O objetivo é capacitar servidores da Funai para operarem drones em atividades de reconhecimento, inteligência, vigilância, busca e salvamento. Entre os assuntos abordados ao longo da oficina estão boas práticas no uso de drones, preparo de voo, produtos cartográficos e missões simuladas.

“A utilização dos drones permitirá o monitoramento de áreas que estão sofrendo algum tipo de ilícito, a partir de uma distância segura, sem contato com o agente do ilícito”, explica o coordenador substituto de Fiscalização da Funai, Márcio Alexandre da Silva.

“Essa tecnologia vai ser muito útil à Funai no sentido de aumentar a segurança dos agentes em campo e o alcance da capacidade de fiscalização de ilícitos relacionados à Terras Indígenas”, ressalta o instrutor do Censipam, sargento Darlo Sobrinho.

A Funai irá adquirir 20 aeronaves remotamente pilotadas, que serão entregues às coordenações regionais do órgão. A próxima edição do treinamento deve ocorrer em janeiro de 2021.

*Com informações da Funai.

registrado em: , , , , ,