Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza curso de operação de drone para Polícia Federal

Notícia

Censipam realiza curso de operação de drone para Polícia Federal

Curso objetiva capacitar policiais federais no manuseio de RPAS em atividades operacionais

Por Willian Cavalcanti

Aulas práticas foram realizadas na Flona de Brasília

Aulas práticas foram realizadas na Flona de Brasília

Brasília, 13/05/2019 - De 06 a 10 de maio, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) ministrou o curso de pilotagem de drone/RPAS (Remotely Piloted Aircraft Systems) Classe 3 para integrantes do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) e do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT) da Polícia Federal.

Participaram policiais federais do NEPOM das cidades de Belém (PA), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Salvador (BA) e Itajaí (SC) e integrantes do COT de Brasília (DF). O curso teve o objetivo de capacitar os policiais federais no manuseio do RPAS em atividades operacionais da PF.

Com carga horário de 44 horas, o curso foi ministrado pelos servidores Darlô Sobrinho e Alemberg Domingos. O curso é composto de quatro horas de legislação de voo pelo método EAD, oito horas de fundamentação teórica, ministrada na sala de treinamento do Censipam, e 32 horas de aulas práticas, realizadas na Floresta Nacional de Brasília.

Durante a instrução prática, foram realizadas simulações de missões policiais de reconhecimento e inteligência, além de operações de vigilância de alvo móvel com base fixa e de alvo móvel com base móvel. Os alunos também simularam missões em área urbana e rural.

Popularmente conhecido como “drone”, o RPAS é uma das ferramentas utilizadas pelo Censipam para realizar levantamentos planialtimétricos do projeto SipamSAR. As imagens são usadas para validação de polígonos de desmatamentos e para missões ligadas à Inteligência.