Você está aqui: Página Inicial / Centro Regional de Porto Velho capacita Polícia Federal para uso de drones em operações

Notícia

Centro Regional de Porto Velho capacita Polícia Federal para uso de drones em operações

Policiais federais de Rondônia participaram de instrução para operação em missões de campo

Por Willian Cavalcanti/CR-PV

CR-PV realizou instrução para policiais federais de Rondônia

CR-PV realizou instrução para policiais federais de Rondônia

Porto Velho, 17/12/2018 - Na última semana, de 10 a 14 de dezembro, o Centro Regional de Porto Velho (CR-PV) realizou o curso básico de operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Remotely Piloted Aircraft: RPA) para agentes da Polícia Federal em Rondônia. O curso teve o objetivo de capacitar os policiais federais no manuseio de RPA em atividades em campo.

O curso foi conduzido pelo analista de tecnologia militar José Mario Fraga Miranda e teve carga horária de 40 horas. As oito horas de fundamentação teórica foram ministradas no laboratório de informática do CR-PV e as 32 horas de aulas práticas foram realizadas no Oásis Camping Club e no Parque Natural de Porto Velho.

Durante a instrução prática, foram realizadas simulações de missões de inteligência e de reconhecimento, além de operações de vigilância de alvo móvel com base fixa e de alvo móvel com base móvel. Os alunos também treinaram operações noturnas em área urbana e rural e simulações de missões em campo.

Popularmente conhecido como “drone”, o RPA é uma das ferramentas utilizadas pelo CR-PV para realizar levantamentos de altimetria para cálculos de terreno do projeto SipamSAR. As imagens são usadas para validação de polígonos de desmatamentos e para missões ligadas à Inteligência.