Notícia
Censipam realiza apoio à 1ª Brigada de Infantaria de Selva
CR-MN presta apoio em levantamento aéreo com aeronaves remotamente pilotadas, geoinformação e geointeligência
Boa Vista, 19/08/2020 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), por meio do Centro Regional de Manaus (CR-MN), presta apoio continuado em levantamento aéreo com aeronaves remotamente pilotadas (ARP), geoinformação e geointeligência junto à 1ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS) durante a Operação Verde Brasil e outras operações em curso na região.
Os ARP, comumente chamados de drones, foram utilizados para realizar o levantamento de diversas áreas de interesse em Boa Vista (RR). O CR-MN também confeccionou mapas e modelos digitais do terreno (MDT) de áreas como o Hospital de Campanha e abrigos da Operação Acolhida, que apoia imigrantes venezuelanos.
Em Pacaraima (RR), foram efetuados estudos sobre o terreno que facilitarão os trabalhos de monitoramento e controle das áreas localizadas naquela região.
“Esse apoio tem sido fundamental para diversas ações de planejamento, além de patrulhamento e monitoramento da nossa área de responsabilidade”, disse o Major Marcos Eduardo, do Estado Maior da 1ª BIS.
Outros trabalhos na área de análise de imagem, geoinformação e geointeligência são executados pelo Censipam em terras indígenas, unidades de conservação e áreas de fronteira, fornecendo um importante suporte em ações do Exército.