Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza alinhamento de atividades no CR-MN

Notícia

Censipam realiza alinhamento de atividades no CR-MN

Servidores das quatro unidades do Censipam participaram de workshops para alinhamento de ações

Por Willian Cavalcanti

Diretor-geral do Censipam disse que foi uma oportunidade para alinhamento de ações

Diretor-geral do Censipam disse que foi uma oportunidade para alinhamento de ações

Manaus, 28/09/2018 - Servidores das quatro unidades do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) participaram, nesta sexta-feira (28/9), de workshops sobre sensoriamento remoto, projeto Amazônia SAR e hidrometeorologia e clima no Centro Regional de Manaus (CR-MN).

Durante o curso sobre sensoriamento remoto, representantes de diversas instituições conheceram conceitos básicos de radar de abertura sintética (SAR) e análise de séries temporais. Também foram realizados exercícios práticos de importação de imagens SAR, multilooking, corregistro, filtragem De Grandi, geocodificação e extração de features multitemporais.

Simultaneamente foram realizadas palestras sobre o projeto Amazônia SAR, que contou com a participação de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e empresas internacionais. A intenção foi apresentar uma atualização do projeto e novas possibilidades de tecnologia satelital. Já o workshop de hidrometeorologia e clima mostrou propostas de projetos na área e apresentou relatos de ações em sedimentologia e descargas atmosféricas, entre outras atividades.

A diretoria do Censipam participou de reuniões sobre cooperação de dados atmosféricos e gestão ambiental e territorial. A comitiva também conheceu o local onde será instalada a antena que receberá diretamente as informações do satélite. A área foi cedida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A intenção é que a antena seja instalada em 2019. A outra antena deverá ser montada em Formosa (GO), cidade próxima a Brasília (DF).

“Acredito que as atividades hoje foram muito produtivas. Aproveitamos a presença dos servidores dos quatro centros, por conta do seminário de radar orbital, e fizemos uma agenda interna para alinhar atividades em projetos relevantes em diversas áreas”, afirmou o diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes Soares.