Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza 2ª edição do curso de operação de drones para Funai

Notícia

Censipam realiza 2ª edição do curso de operação de drones para Funai

Equipamentos coletam dados de fotografias aéreas a baixo custo e em menor tempo

Por Juliana Mota

Foto: Funai

Foto: Funai

Brasília, 01/02/2021 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou, de 25 e 29 de janeiro, no Centro de Formação em Política Indigenista, em Sobradinho (DF), a segunda edição do curso de operação de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) para servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O objetivo é capacitar servidores da Funai para operarem drones em atividades de reconhecimento, inteligência, vigilância, busca e salvamento. Os drones permitem ampliar o alcance da fiscalização nos territórios e realizar o monitoramento à distância sem expor os servidores a riscos. As ARPs coletam, ainda, dados de fotografias aéreas a baixo custo e em menor tempo.

“Com isso, a Funai inova em termos de coleta de dados e de fiscalização e aprimora seu trabalho, adquirindo uma melhor capacidade de atender às demandas de preservação de Terras Indígenas, com identificação rápida de possíveis ilícitos que estejam ocorrendo nessas áreas”, ressalta o coordenador de Fiscalização da Funai, Luiz Conde.

A Funai irá adquirir 20 aeronaves remotamente pilotadas, que serão entregues às coordenações regionais do órgão. A próxima edição do treinamento deve ocorrer ainda no mês de fevereiro.

*Com informações da Funai.

registrado em: , , , , ,