Você está aqui: Página Inicial / Censipam prevê poucas chuvas no início do 'verão amazônico'

Notícia

Censipam prevê poucas chuvas no início do 'verão amazônico'

Meteorologista do CR-MN afirma que a região deve ter altas temperaturas até setembro

Norte do País começa a vivenciar redução na quantidade de chuvas

Norte do País começa a vivenciar redução na quantidade de chuvas

Manaus, 20/07/2020 – A região Norte do País começou a vivenciar em julho a redução na quantidade de chuvas com a chegada do chamado “verão amazônico”. O período deve ser marcado pelo aumento das temperaturas no estado, conforme previsão do meteorologista Renato Senna, do Centro Regional de Manaus (CR-MN).

As temperaturas podem chegar até 36oC no último mês da estação, em setembro. Segundo Senna, a sensação de calor acontece por conta da redução da nebulosidade e da baixa umidade do ar, em decorrência da diminuição das chuvas.

O meteorologista do CR-MN explicou que o verão amazônico também recebe influências da ação do homem. “O homem altera o ambiente substituindo áreas anteriormente cobertas com vegetação por asfalto, concreto e vidro, elementos que intensificam as condições de elevação da temperatura e redução da umidade, criando as conhecidas ‘ilhas de calor’ nos grandes centros urbanos”, disse.

O verão amazônico deve continuar até o final de setembro, quando se inicia a estação chuvosa. A chuva intensifica-se em dezembro e vai até meados de maio do próximo ano.

Com informações do G1.