Você está aqui: Página Inicial / Censipam participa de simpósio da Marinha sobre análise de imagens

Notícia

Censipam participa de simpósio da Marinha sobre análise de imagens

Simpósio de Análise de Imagens teve a participação de organizações militares e civis e de institutos de capacitação, universidades e empresas

Por Willian Cavalcanti

Seminário de análise de imagens contou com especialistas na área

Seminário de análise de imagens contou com especialistas na área

Rio de Janeiro, 30/10/2018 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) participou, no dia 25 de outubro, do II Simpósio de Análise de Imagens da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). O evento foi promovido pelo Comando de Operações Navais e contou com a presença de especialistas que apresentaram os principais temas da área.

O Simpósio de Análise de Imagens é realizado anualmente e teve a participação de organizações militares e civis e de institutos de capacitação, universidades e empresas. O objetivo é incrementar a mentalidade de geointeligência e identificar competências, aplicações e potenciais parceiros no cenário nacional e internacional.

O ciclo de palestras contou com as apresentações da empresa Shield Sistemas de Defesa, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 5º Centro de Geoinformação do Exército, Comando Militar do Leste e Força Aérea Brasileira. Participaram do seminário servidores da área operacional e de inteligência do Censipam em Brasília (DF), Manaus (AM) e Belém (PA).

Foram abordados temas como: Análise de Imagens SAR e Geointeligência Aplicadas ao Ambiente Marítimo; Detecção de derrames de óleo no mar com imagens de radar; Discriminação de Exsudações naturais de derrames naturais de óleo; Projeto Radiografia da Amazônia; Geointeligência na Intervenção Federal do Estado do RJ; e Emprego Operacional de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) da FAB.