Você está aqui: Página Inicial / Previsão indica cheia do rio Negro dentro da normalidade em Manaus

Notícia

Previsão indica cheia do rio Negro dentro da normalidade em Manaus

Centro Regional do Censipam em Manaus participou, por videoconferência, da primeira reunião para previsão de cheia do rio Negro

Por Willian Cavalcanti

Previsão indica cheia do rio Negro dentro da normalidade em Manaus

Previsão indica cheia do rio Negro dentro da normalidade em Manaus

Manaus, 03/04/2020 – O Centro Regional de Manaus (CR-MN) participou, na terça-feira (31/3), da reunião sobre a primeira previsão de cheia do rio Negro que descartou a possibilidade de cota de emergência na capital do Amazonas. Segundo a estimativa, o rio Negro deve atingir a cota máxima dentro do intervalo entre 27,95m e 28,65m.

De acordo com o meteorologista do CR-MN Renato Senna, as chuvas sofreram redução drástica no início deste ano. “O nível do Rio Negro estava muito elevado, mas no momento encontram-se muito próximos aos valores médios e deve se manter nesta condição nos próximos meses”, disse o meteorologista.

“A tendência é que a cota máxima fique entre a mediana e o limite superior da faixa de permanência de 15% a 85%. Isso significa que provavelmente o nível do rio Negro não vai sair da normalidade e não haverá evento extremo em Manaus neste ano”, aponta a pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Luna Gripp.

Coordenada pela CPRM, a reunião foi realizada por videoconferência. Essa foi a primeira estimativa do ano e mais dois eventos de divulgação do alerta ocorrerão nos dias 30 de abril e 29 de maio.