Você está aqui: Página Inicial / Censipam participa de reunião com MCTI

Notícia

Censipam participa de reunião com MCTI

O objetivo é desenvolver projetos conjuntos futuros

Por Juliana Mota

Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Brasília, 01/02/2021 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) participou, no dia 19 de janeiro, de reunião com o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo.

O objetivo é desenvolver projetos conjuntos futuros. “O Censipam tem a missão de integrar ações do Estado brasileiro visando à proteção da Amazônia. O Inpe, por meio das imagens e dados de satélite, é um dos nossos grandes parceiros no cumprimento dessa missão. Devemos assinar um acordo de cooperação técnica com o Inpe para o compartilhamento de infraestrutura e intercâmbio de informações.”, afirmou o diretor-geral do Censipam, Rafael Costa.

O MCTI faz parte do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam). Criado pelo decreto de 18 de outubro de 1999, o Conselho tem a finalidade de estabelecer diretrizes para a coordenação e a implementação de ações de governo no âmbito do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), consoante à Política Nacional Integrada para a Amazônia Legal.

A reunião contou com a presença do Secretário-Geral do Ministério da Defesa e Presidente do Consipam, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e do Diretor de Produtos do Censipam, Hélcio Vieira Júnior.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Além de fornecer informações geoespaciais, o Inpe participa do Grupo de Integração para Proteção da Amazônia (Gipam) reunido no Censipam. A equipe desenvolveu em conjunto uma metodologia para definição de alvos prioritários para combate ao desmatamento, garimpo e queimadas na região amazônica. Os relatórios apoiam o planejamento das ações de campo de agentes ambientais e militares da Operação Verde Brasil 2.

Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

registrado em: , ,