Você está aqui: Página Inicial / Censipam participa de operação na Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará

Notícia

Censipam participa de operação na Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará

Operação teve a participação de diversos órgãos e teve como objetivo conter o desmatamento na Floresta Nacional do Jamanxim (PA)

Por Willian Cavalcanti

Operação aplicou autos de infração e multas e aprendidos motosserras, armamentos, tratores e veículos

Operação aplicou autos de infração e multas e aprendidos motosserras, armamentos, tratores e veículos

A Coordenação de Inteligência do Centro Regional do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) de Manaus (CR-MN) participou, de 18 junho a 1º agosto, da Operação de Integração, que teve como objetivo conter o desmatamento na Floresta Nacional do Jamanxim, em Novo Progresso (PA).

Como resultado da ações, foram lavrados 25 autos de infração e aplicadas multas que somam mais de R$ 55 milhões. Também foram embargados mais de 4 mil hectares no interior da Flona e aprendidos motosserras, armamentos, tratores e veículos utilizados nas infrações ambientais.

A atividade faz parte das ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para coibir o desmatamento na Flona Jamanxim. Foram desenvolvidas ações de combate a crimes ambientais, garimpo ilegal e grilagem de terras públicas.

A operação teve a participação de fiscais do ICMBio, Polícia Militar do Estado do Pará e de um representante do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O servidor Elias Kroth do CR-MN atuou como analista de geointeligência e operador de aeronave remotamente pilotada (ARP).