Você está aqui: Página Inicial / Censipam participa de audiência pública sobre a Amazônia no Senado

Notícia

Censipam participa de audiência pública sobre a Amazônia no Senado

Comissão do Senado apresentou projeto que leva internet por fibra ótica à Amazônia

Por Willian Cavalcanti

Brasília, 26/09/2019 – Uma proposta para aumentar a oferta de internet rápida e de qualidade para a população foi apresentada em audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal, nesta quarta-feira (25), em Brasília (DF).

O diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), José Hugo Volkmer, participou da audiência a convite do Senado.

Segundo a proposta, o projeto Amazônia Integrada e Sustentável (Pais) busca a instalação da infraestrutura de conexão à internet, com fibra ótica passando pelo leito de rios, para ampliar o acesso dos cidadãos à internet e, consequentemente, à educação, à Justiça e à saúde.

O projeto deve ter a participação de órgãos como Exército, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O Censipam está se tornando um dos parceiros da rede da RNP, que conecta universidades, institutos e hospitais de ensino.

Segundo um dos idealizadores da proposta, o assessor parlamentar Carlos Hetzel, o objetivo é implantar mais de 10 mil km de cabos de fibra ótica por baixo dos leitos dos rios, enterrados, além de outros 778 km de cabo submarino e 498 km de cabo terrestre, formando um “cinturão ótico”, unindo o oceano Atlântico ao Pacífico. Esse cinturão conectaria Macapá (AM) e Tabatinga (AM), levando conectividade para cidades e comunidades ribeirinhas.

A reunião foi presidida pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR), autor do requerimento. Os senadores Jean Paul Prates (PT-RN) e Paulo Rocha (PT-PA) também participaram da reunião.

Com informações da Agência Senado