Você está aqui: Página Inicial / Censipam instala antena em unidade da Marinha no Oiapoque

Notícia

Censipam instala antena em unidade da Marinha no Oiapoque

Equipamento permite acesso aos sistemas da Marinha e à rede integrada de telefonia satelital do Sipam

Por Willian Cavalcanti/Marinha

Censipam instala antena em unidade da Marinha no Oiapoque

Censipam instala antena em unidade da Marinha no Oiapoque

Belém, 03/09/2019 - O Centro Regional de Belém (CR-BE) instalou, no final de julho, uma antena de comunicação via satélite (VSAT) na sede do Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque (AgOiapoque), no Amapá. A nova agência da Marinha está em fase final de instalação de equipamentos e deve ser inaugurada em setembro.

A antena foi cedida pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), que enviou dois técnicos ao Oiapoque para realizar a instalação e a configuração do sistema juntamente com equipe técnica do Centro Local de Tecnologia da Informação do Com4ºDN (CLTI-4ºDN). O Censipam também cedeu e instalou um telefone VoIP, que utiliza o link satelital para realizar chamadas de voz.

Os equipamentos já estão operando, inclusive, com ligações para o telefone satelital da unidade do Exército em Clevelândia do Norte e para o telefone satelital da Receita Federal, ambos localizados no Oiapoque. Os equipamentos também estão integrados à rede de telefonia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

“Nesta fase inicial, ainda que de forma razoável e comedida, este aparato viabilizará acesso aos sistemas da Diretoria de Portos e Costas e sites intranet, por meio do Portal Marinha do Brasil, bem como acesso à internet e à rede integrada de telefonia satelital do Sipam. Por meio da rede do Sipam, podemos efetuar ligações telefônicas para números externos, em casos de emergências”, ressaltou a Capitão de Fragata Aldenise da Silva, encarregada do CLTI-4ºDN.