Você está aqui: Página Inicial / Censipam inicia parceria com Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso

Geral

Censipam inicia parceria com Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso

Imagens de radar do Censipam devem complementar alertas de desmatamento contratados pelo estado

Censipam complementa alertas de desmatamento com imagens de radar

Censipam complementa alertas de desmatamento com imagens de radar

Cuiabá, 10/11/2020 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou (4/11) visita institucional à Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA-MT), com o objetivo de iniciar as tratativas do Acordo de Cooperação Técnica, assinado em setembro de 2020.

Durante reunião técnica realizada no Centro Político e Administrativo do Mato Grosso, representantes da SEMA-MT e do Censipam buscaram o nivelamento das atividades e apresentaram propostas de temas ligados a capacitações, além de cenários e metas de monitoramento para as atividades previstas no ACT.

O Censipam apresentou seus produtos e pontos de parceria. A SEMA-MT mostrou o trabalho de monitoramento do desmatamento e seus produtos hidrometeorológicos. As duas instituições definiram seus pontos focais para condução de cada atividade do ACT.

O Secretário Adjunto, Alex Marega, forneceu detalhes sobre o Sistema de Alerta de Desmatamento baseado em imagens da constelação de nano satélites Planet. A plataforma conta com alertas semanais de desmatamento na região Amazônica, Cerrado e Pantanal. A ferramenta permite detectar desmates e acompanhar a alteração da cobertura vegetal de forma rápida, possibilitando a notificação remota imediata em casos de infrações e planejamento para envio de equipes de fiscalização em campo.

O secretário informou que a SEMA-MT está conseguindo monitorar o desmatamento muito recente, sendo capaz de deter derrubadas da floresta que estão em andamento e impedir o avanço do desmatamento. Como os alertas contratados utilizam imagens de satélites óticos, o sistema sofre restrição de atuação no período chuvoso. Desta forma, o Censipam enxerga a possibilidade de conjugar esforços com o projeto SipamSAR no âmbito do ACT.

O gerente do Centro Regional do Censipam em Porto Velho (CR-PV), Roseval Leite, solicitou uma listagem de pontos de interesse para possível instalação de antenas de comunicação satelital (GSAC) ao longo do estado, visando auxiliar as operações de campo e transmissão de dados e relatórios operacionais

O trabalho foi fundamental para planejar as ações que serão executadas ao longo do ACT.

 

registrado em: , , , ,