Você está aqui: Página Inicial / Censipam firma parceria com Embrapa para retomar projeto TerraClass

Notícia

Censipam firma parceria com Embrapa para retomar projeto TerraClass

Acordo prevê a produção de novos mapeamentos sobre uso e cobertura da terra

Por Willian Cavalcanti

Acordo prevê a produção de novos mapeamentos sobre uso e cobertura da terra

Acordo prevê a produção de novos mapeamentos sobre uso e cobertura da terra

Brasília, 11/12/2020 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram, em novembro, acordo visando retomar o projeto TerraClass para qualificação do desmatamento na Amazônia Legal.

O Censipam irá repassar recursos financeiros para a Embrapa Informática Agropecuária a fim de subsidiar a produção de novos mapeamentos sobre o uso e cobertura da terra nas áreas desflorestadas da Amazônia. O acordo prevê o mapeamento do bioma relativos aos anos de 2016, 2018 e 2020.

O acordo entre o Censipam e a Embrapa dará continuidade ao processo de monitoramento sistemático da Amazônia, visando apoiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e subsidiar ações de preservação da biodiversidade nacional”, afirmou o diretor-geral do Censipam, Rafael Costa.

Os produtos gerados pelo TerraClass oferecem subsídios para a definição de ações governamentais para desenvolvimento da produção agrícola nacional com bases sustentáveis. O projeto visa também apoiar a preservação da biodiversidade nacional e a manutenção da qualidade dos serviços ambientais.

Realizado pela Embrapa em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o TerraClass apresenta uma avaliação da dinâmica do uso e cobertura da terra nessa região ao longo de uma década.

O Projeto TerraClass foi estruturado em 2010 com o objetivo de atender uma demanda do Governo Federal relacionada à qualificação dos desmatamentos observados na região da Amazônia Legal e endereçada a gestores e colaboradores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Conheça o TerraClass: https://www.terraclass.gov.br/