Você está aqui: Página Inicial / Censipam estreita relacionamento com a Secretaria Nacional de Segurança Pública

Notícia

Censipam estreita relacionamento com a Secretaria Nacional de Segurança Pública

A intenção é aperfeiçoar mecanismos de cooperação para combate ao crime organizado

Por Willian Cavalcanti

Secretário Nacional de Segurança Pública visita Censipam

Secretário Nacional de Segurança Pública visita Censipam

Brasília, 18/07/2019 – O secretário nacional de segurança pública, General Guilherme Teophilo, conheceu, nesta quarta-feira (17/7), em Brasília (DF), os principais projetos e sistemas conduzidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) para monitoramento da região amazônica. A intenção é aperfeiçoar mecanismos de cooperação com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para combate ao crime organizado.

O diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, apresentou o conceito operacional do Censipam, que busca a integração de dados para geração de produtos nas áreas de inteligência, monitoramento ambiental e territorial. Volkmer mostrou as diversas fontes de informação do Censipam, com o uso de aeronaves, radares, antenas e equipamentos de inteligência.

O diretor explicou que o Censipam possui sistemas de localização de garimpo ilegal e de pistas clandestinas que podem auxiliar a Senasp no combate ao crime na Amazônia. “As ferramentas do Censipam podem ser utilizadas em diversas vertentes. O SipamSAR, por exemplo, também pode ser utilizado para monitorar de áreas de interesse para combate a ilícitos”, disse Volkmer.

O secretário de segurança pública demonstrou interesse no uso dos sistemas de monitoramento territorial. “Acredito que o Censipam possa ser um grande parceiro em projetos que estamos estruturando para aumentar a vigilância da Amazônia, especialmente na fronteira”, disse o secretário.

A Senasp está subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão membro do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam).