Você está aqui: Página Inicial / Censipam estreita parceria com instituições públicas do Amazonas

Notícia

Censipam estreita parceria com instituições públicas do Amazonas

A intenção é buscar a sinergia entre instituições que atuam na proteção e desenvolvimento da Amazônia

Por Willian Cavalcanti

Diretor-geral e gerente do CR-MN se reuniram no INPA com membros do MCTIC

Diretor-geral e gerente do CR-MN se reuniram no INPA com membros do MCTIC

Manaus, 06/06/2019 – Reforço da integração e sinergia entre instituições que trabalham em prol da Amazônia. Essa foi a temática dos encontros realizados pelo diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), José Hugo Volkmer, e o novo gerente do Centro Regional de Manaus (CR-MN), Ricardo Neto Hatherly, nesta semana (3/6), em Manaus.

Os representantes do Censipam estiveram na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Comando Militar da Amazônia (CMA), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e no Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) para discutir formas de aperfeiçoar a parceria entre as instituições.

O diretor-geral do Censipam apresentou as potencialidades da instituição e os diversos produtos disponíveis para aplicação dos parceiros em ações de proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Em encontro com o vice-reitor da UFAM, Jacob Cohen, o Censipam encaminhou proposta de acordo para realização de pesquisa na área de geomorfologia fluvial. Durante reunião com o secretário de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle do MCTI, Antônio Franciscangelis Neto, e com a diretora do INPA, Antonia Maria Franco, foi definida a intenção de se evitar o conflito de competências entre o Censipam e os órgãos do MCTIC.

Em reunião com o comandante do CMA, General de Exército César Augusto Nardi, foi acertado que militares do Exército utilizarão a infraestrutura tecnológica do CR-MN para aproveitamento in loco dos sistemas disponíveis.

Já no MPF, o procurador federal Leonardo Galiano reafirmou a parceria para realização de operações de combate a crimes ambientais e destinação de recursos de termos de ajuste de conduta (TAC) ao Censipam para financiamento de projetos.

“O Censipam tem na sua concepção a integração com atores governamentais e não governamentais que buscam o mesmo objetivo, que é a proteção da Amazônia. Já temos uma rede grande de parceiros e queremos ampliá-la ainda mais”, afirmou o diretor-geral do Censipam.
Todos os produtos são oferecidos pelo Censipam sem custos aos órgãos parceiros.