Você está aqui: Página Inicial / Censipam e UnB articulam acordo de cooperação técnica

Geral

Censipam e UnB articulam acordo de cooperação técnica

Ações conjuntas devem englobar formação de servidores do Censipam e apoio mútuo para análise de dados sobre a Amazônia

Brasília, 02/10/2020 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Universidade de Brasília (UnB) devem fechar, em breve, acordo de cooperação técnica para o fomento de pesquisas e projetos com foco na preservação da Amazônia e a formação de servidores do órgão.

Em reunião nesta quarta-feira (30/9), representantes do Censipam e UnB discutiram as possibilidades para o escopo do acordo. “Podemos estabelecer ações de curto, médio e longo prazo, que envolvam os programas de pós-graduação das áreas de interesse e pesquisas em diferentes áreas do conhecimento”, disse a reitora da UnB, Márcia Abrahão.

“O Censipam lida com desafios científicos de vanguarda. A aproximação com as universidades, portanto, é muito cara”, declarou o diretor-geral do Censipam, Rafael Costa. “Um acordo de cooperação pode emoldurar todas as iniciativas. A mais imediata seria a capacitação do nosso efetivo, pois isso está diretamente relacionado à motivação dos servidores”, acrescentou o diretor de Administração e Finanças do Censipam, Sérgio Goldstein.

Recentemente, o Censipam passou a incorporar entre suas áreas de atuação a chamada Amazônia Azul, que compreende o Mar Territorial, a Zona Econômica Exclusiva, a Plataforma Continental, as hidrovias e demais águas interiores brasileiras. “Fiquei muito feliz de ver que o Censipam está atento a essas áreas. Não podemos perder a oportunidade de avançar em monitoramento e preservação de nossas riquezas”, comentou a reitora.

O encontro deu continuidade a tratativas iniciadas no ano passado. Ficou acertada a realização de reuniões entre as áreas técnicas do Censipam e UnB para definição do escopo da parceria nos próximos 30 dias. Além da gestora da UnB, também participaram da conversa a decana de pós-graduação, Adalene Moreira Silva, e a assessora especial Dioney Brito. Pelo Censipam, também estavam presentes a diretora substituta de Produtos, Edileuza Melo; a diretora Técnica, Renata Tiveron; a chefe de Gabinete, Laura Perdigão; e o gerente regional de Manaus, Ricardo Hatherly.

Com informações da UnB.