Você está aqui: Página Inicial / Censipam e UFRJ promovem o Seminário Amazônia do Conhecimento à Proteção

Notícia

Censipam e UFRJ promovem o Seminário Amazônia do Conhecimento à Proteção

O Censipam e a Universidade Federal do Rio de Janeiro promovem o Seminário Amazônia do Conhecimento à Proteção – Coleta, Tratamento e Aplicação dos Dados do Censipam na próxima terça-feira (10), em Brasília. Aberto às diversas instituições governamentais, o evento tem o objetivo de apresentar informações produzidas pelo Censipam que poderão ser compartilhadas com órgãos parceiros nas áreas de mudanças climáticas, meteorologia, cartografia, geotecnologias, defesa civil, manutenção e logística. Assim, pretende-se identificar possíveis parceiros ampliando o trabalho do Censipam na Amazônia, resume o diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes.

Durante o evento, serão apresentados alguns programas que foram viabilizados através da parceria. Representante do Tribunal de Justiça do Amazonas mostrará os resultados do acordo de cooperação com o Censipam, que disponibiliza antenas de comunicação via satélite ampliando o acesso à Justiça de comunidades que vivem distantes no Amazonas. Já o Serviço Geológico do Brasil mostrará a parceria para a construção das cartas de suscetibilidade em municípios amazônicos, mapeando as áreas suscetíveis a deslizamento de terra, enxurrada e inundações.

O Seminário faz parte do diagnóstico intrainstitucional do Projeto “Pesquisa técnico-científica para apoio ao Sistema de Proteção da Amazônia – PROTeC SIPAM”, executado pelo Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), pertencente ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), e tem como objetivo identificar novos potenciais e parceiros para o Censipam no monitoramento da Amazônia Legal.

 “Hoje, podemos detectar um evento extremo com antecipação e monitorá-lo pelos sensores satelital e de superfície, realizamos uma cartografia de alta precisão, além da disponibilidade continua do funcionamento dos componentes de coleta, tratamento e recepção de dados. Por isso, queremos compartilhar esse conhecimento”, afirma o diretor de Produtos do Censipam, Péricles Cardim.

O coordenador do Ivig, Marcos Freitas, que também coordena este projeto, destaca que "a profundidade do tema da proteção da Amazônia é fundamental para temas como mudanças climáticas globais, valorização da biodiversidade e redução da vulnerabilidade das populações amazônicas aos eventos extremos de seca e cheia. Informações georreferenciadas de alta qualidade, podem ter alto valor agregado para o desenvolvimento regional e nacional. Além disto, é importante ampliar os bons resultados já obtidos pelo Censipam aos demais países da Bacia Amazônica".

O evento foi estruturado em três blocos (cartografia, mudança do clima e logística), o Seminário apresentará a infraestrutura de coleta e tratamento de dados gerados pelo Censipam e suas relações com a governança do clima, a estrutura e a qualidade posicional dessas informações, além dos processos logísticos atrelados à disponibilidade do uso dos sensores, estações de coleta, transmissão e recepção de dados. “Na Amazônia os temas mudanças climáticas, cartografia e logística se conectam.

 

 

Seminário Amazônia do Conhecimento à Proteção – Coleta, Tratamento e Aplicação dos Dados do Censipam

Dia: 10 de novembro, no auditório do Censipam em Brasília.

Maiores informações para participar, mande um e-mail para Luciana.prado@sipam.gov.br

Confira a programação

8h– 8h30

Recepção e credenciamento

8h30 – 09:00

Sessão de abertura e composição da Mesa

9h – 9h30

Atuação do Censipam como Sistema de Proteção da Amazônia: dados e infraestrutura e o Projeto PROTeC SIPAM

Palestrante: Péricles Cardim (Censipam)/Marcos Freitas (UFRJ)

9h30 – 10h

Estudo de Potencialidades do Projeto Cartografia da Amazônia

Palestrante: Cynara França (UFRJ)

10h– 10h30

Regularização Fundiária na Amazônia Legal – Parceria entre a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária (SERFAL) e o Censipam

Palestrante: Otávio Moreira (SERFAL)

10h30 – 11:00

Coffee break

11h – 11h30

Mapas de Suscetibilidade na Amazônia Legal – Parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Censipam

Palestrante: Sandra Fernandes da Silva (CPRM)

11h30 – 12:00

Debate

12h– 13h30

Almoço – Brunch servido no local do evento

13h30 – 14h

Estudo Energético da Bacia do Rio Negro – Parceria entre a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Censipam

Palestrante: Maria Regina Toledo Capellão (CPRM)

14h– 14h30

Estudo e Monitoramento das Mudanças do Clima

Palestrante: Neilton Fidelis (UFRJ)

14h30 – 15h

Logística como Garantia para Disponibilidade de Dados e Telecomunicação

Palestrante: Aurélio Murta (UFRJ)

15h – 15h30

Apoio a Políticas Públicas – Caso I: Uso da infraestrutura de telecomunicações na tramitação de processos judiciais – Parceria Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e Censipam

Palestrante: Breno Figueiredo Corado (TJAM)

15h30 – 16h

Apoio às Políticas Públicas – Caso II: Uso da infraestrutura de telecomunicações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Parceria Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Censipam

Palestrante: Ana Gabriella Filippi Sambiase (MDS)

16h– 16h30

Coffee break

16h30 – 17h30

 Parcerias Futuras: Ampliação dos usos potenciais da infraestrutura e dados do Censipam com novos parceiros

Palestrante: Péricles Cardim (Censipam)/Marcos Freitas (UFRJ)

17h30 – 17:45

Encerramento