Você está aqui: Página Inicial / Censipam e Secretarias de Meio Ambiente do Amapá e Maranhão iniciam execução de plano de trabalho

Notícia

Censipam e Secretarias de Meio Ambiente do Amapá e Maranhão iniciam execução de plano de trabalho

Parceria entre as instituições prevê o levantamento de dados de satélites e mapas cartográficos

Reuniões realizadas com objetivos acordados no Plano de Trabalho

Reuniões realizadas com objetivos acordados no Plano de Trabalho

Belém, 30/07/2020 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e as Secretarias de Estado de Meio Ambiente do Amapá e Maranhão iniciaram, em julho, tratativas para o cumprimento das metas do plano de ação e cronograma de execução firmados no Acordo de Cooperação Técnica recentemente assinado entre as instituições.

Por meio do Centro Regional do Censipam em Belém (CR-BE), foram realizadas reuniões, por videoconferência, com representantes das secretarias estaduais visando a condução dos objetivos específicos definidos no Plano de Trabalho.

Durante os encontros, foram definidas as atividades necessárias para cumprimento das metas previstas para o terceiro trimestre deste ano. São metas do acordo: levantamento de dados SAR e aerolevantamento óptico; levantamento de dados espaciais. Também está prevista uma revisão bibliográfica.

Nesta fase, as equipes técnicas estão levantando de forma conjunta as bases de dados necessárias para o início das atividades. Serão utilizados dados abertos dos satélites com radar de abertura sintética (SAR) Sentinel 1, Alos 1 e Radarsat 1.  Também serão usados produtos do Projeto Cartografia da Amazônia e dados do satélite Cosmo-SkyMed adquiridos pelo Censipam entre 2016 e 2019.

“Nesse contexto, o Censipam e as Secretarias de Meio Ambiente convergem efetivamente na busca de proporcionar o melhor controle e fiscalização das questões ambientais do Amapá e Maranhão. Com isso, buscamos combater a exploração predatória da Amazônia, minimizando prejuízos ao clima e à economia da região”, disse o gerente regional do Centro Regional do Censipam em Belém, Edson Sá Rocha.