Você está aqui: Página Inicial / Censipam e Secretaria de Meio Ambiente do Tocantins iniciam execução do acordo de cooperação técnica

Notícia

Censipam e Secretaria de Meio Ambiente do Tocantins iniciam execução do acordo de cooperação técnica

A SEMARH demonstrou interesse no acesso a produtos do Censipam, como a plataforma SipamHidro

Por CR-BE

Censipam e SEMARH em encontro realizado por meio de videoconferência

Censipam e SEMARH em encontro realizado por meio de videoconferência

Belém, 02/09/2020 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (SEMARH) realizaram, esta semana (27/8), reunião técnica para o cumprimento das metas delineadas no Plano de Ação entre as instituições.

O encontro foi realizado por meio de videoconferência e objetivou alinhar os procedimentos iniciais das instituições. Também foram definidos a equipe de trabalho, área a ser trabalhada, compartilhamento de dados, definições de ações ao alcance dos objetivos específicos do Plano de Ação.

A SEMARH demonstrou interesse na integração junto à plataforma do SipamHidro e o recebimento das informações sobre queimadas registrados no estado do Tocantins.

O órgão estadual também deseja apoio do Censipam quanto à disponibilização do banco de dados (acervo de imagens) a partir do exercício de 2008, quando foi criado o novo Código Florestal. O objetivo é complementar os trabalhos desenvolvidos pela SEMARH no âmbito do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Entre as áreas trabalhadas estão: bioma amazônia na área do estado do Tocantins, chamado de “Bico do Papagaio”; entorno da Bacia do Rio Formoso; e da Área Estadual de Proteção Ambiental Ilha do Bananal Cantão.