Você está aqui: Página Inicial / Censipam é o primeiro órgão a assinar o Termo de Adesão à RedeMAIS

Notícia

Censipam é o primeiro órgão a assinar o Termo de Adesão à RedeMAIS

Objetivo é utilizar plataformas e serviços de acesso a imagens e dados geoespaciais

Fonte: planet.com

Fonte: planet.com

Brasília, 24/03/2021 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) aderiu, na última quinta-feira (18/03), à RedeMAIS, do Programa Brasil M.A.I.S. (Meio Ambiente Integrado e Seguro) instituído pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é que o Censipam utilize plataformas e serviços de acesso a imagens, dados geoespaciais e dados estruturados e não estruturados, provenientes do MJSP, de instituições parceiras ou de contratações.

No trabalho desenvolvido a partir do Censipam, técnicos do Grupo de Integração para Proteção da Amazônia (GIPAM) trabalham em conjunto, reunindo sistemas, bases de dados, imagens de satélites e informações de campo. Por meio dessa análise, que leva em conta a especificidade de cada órgão, são produzidos relatórios semanais que subsidiam agentes de campo.

“O acordo entre o Censipam e o Ministério da Justiça e Segurança Pública é mais uma ferramenta que possibilita a integração de informações em prol do monitoramento da Amazônia, permitindo um melhor planejamento de ações na região e o combate a atividades ilícitas.”, afirmou o diretor-geral do Censipam, Rafael Costa.

A RedeMAIS tem a finalidade de estruturar um ambiente matricial de cooperação e de compartilhamento de tecnologias, metodologias, técnicas e dados atualizados entre seus integrantes a fim de promover a multiplicação do conhecimento, a pesquisa, o treinamento e o desenvolvimento de recursos humanos. A parceria visa, ainda, simplificar a oferta de serviços públicos, orientar e otimizar a formulação, a avaliação e o monitoramento de políticas públicas, além de aumentar a qualidade e a eficiência das operações internas.