Você está aqui: Página Inicial / Censipam e Incra buscam parceria para aperfeiçoar trabalho

Notícia

Censipam e Incra buscam parceria para aperfeiçoar trabalho

Nova diretoria do Incra busca apoio do Censipam para dar celeridade à regularização fundiária

Por Willian Cavalcanti

Nova diretoria do Incra conheceu trabalho do Censipam

Nova diretoria do Incra conheceu trabalho do Censipam

Brasília, 09/04/2019 - A diretoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) visitou, nesta terça-feira (9/4), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF). Liderada pelo presidente do Incra, General João Carlos Jesus Corrêa, a diretoria conheceu projetos e capacidades do Censipam no monitoramento da Amazônia. A intenção é aperfeiçoar a parceria para melhoria de processos de regularização fundiária.

O diretor de produtos do Censipam, Péricles Cardim, apresentou o histórico de criação do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e os principais projetos desenvolvidos nas áreas de inteligência tecnológica, monitoramento ambiental e territorial.

Cardim mostrou a diferença entre os sistemas ótico e o de radar de abertura sintética (SAR) para o monitoramento ambiental e territorial. O Censipam opera o sistema SipamSAR, que utiliza imagens de radar para monitorar o desmatamento e outros ilícitos na Amazônia. O sistema será aperfeiçoado após a instalação de antenas que vão receber dados diretamente de satélites.

O diretor de produtos explicou como funcionam as antenas TERASCAN, que captam imagens gratuitas de satélites e produzem produtos como vegetação, vapor d’água, tipos de nuvem, detecção de incêndios, entre outros. Também foi apresentado o sistema SipamHidro, que emite alertas de riscos hidrometeorológicos severos. Presente em sete municípios, a intenção é expandir para 62 municípios da Amazônia Legal.

O presidente do Incra afirmou que a intenção da nova diretoria é acelerar a titulação de terras no país. “Precisamos de tecnologia para chegar mais rapidamente às informações que nos permitirão aperfeiçoar a regularização fundiária no país. Precisamos otimizar nossos processos e, nesse sentido, buscamos a colaboração do Censipam”, disse o General Jesus Corrêa. O diretor-geral substituto do Censipam, Brigadeiro José Hugo Volkmer, afirmou que o Censipam está de portas abertas para contribuir com os projetos do Incra e colocou o efetivo à disposição.