Você está aqui: Página Inicial / Censipam e Ibama celebram acordo para monitorar desmatamento

Notícia

Censipam e Ibama celebram acordo para monitorar desmatamento

O acordo vai monitorar o desmatamento na Amazônia na época de maior cobertura de nuvens por meio do SipamSAR

Por Willian Cavalcanti

Imagens do SipamSAR registram desmatamento na Amazônia

Imagens do SipamSAR registram desmatamento na Amazônia

Brasília, 28/08/2018 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) celebraram nesta terça-feira (28/8) Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para monitoramento do desmatamento na Amazônia. O acordo foi assinado pelo diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes, e a presidente do Ibama, Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo.

O acordo tem como objetivo a produção e o compartilhamento de dados, imagens, informações e conhecimentos sobre a Amazônia Legal. Com duração de cinco anos, o acordo é fruto da conjugação de esforços para a geração e aplicação de alertas de desmatamento.

“Com uso de imagens de radar, esse acordo busca assegurar a continuidade e a evolução do monitoramento do desmatamento da floresta amazônica. Além do próprio Ibama, a parceria vai beneficiar diversas instituições federais, estaduais e municipais que participam do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento da Amazônia”, explica o diretor-geral do Censipam.

Desde outubro de 2017, o Censipam emite sistematicamente alertas de desmatamento para o Ibama, por meio de imagens de Radar de Abertura Sintética (em inglês: Synthetic Aperture Radar - SAR). Com a parceria, o Ibama passa a fornecer a validação das informações em campo, promovendo o aprimoramento do Sistema de Detecção com Radar (SipamSAR), desenvolvido pelo Censipam com apoio do projeto AmazôniaSAR. O projeto é financiado pelo Fundo Amazônia, gerido pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O diretor de produtos do Censipam, Péricles Cardim, explica que as informações fornecidas ao Ibama pelo SipamSAR atuam de forma complementar ao Sistema DETER, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). “O SipamSAR atua no período de maior densidade de nuvens, de outubro a abril, com tecnologia radar que penetra na carga de nuvens e ‘enxerga’ o desmatamento”, afirma Cardim.

Ibama
O Ibama é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e tem como atribuição exercer o poder de polícia ambiental. Além disso, o Ibama executa a política nacional de meio ambiente relativa ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental.