Você está aqui: Página Inicial / Governo do Maranhão busca parceria com Censipam para realizar zoneamento do estado

Notícia

Governo do Maranhão busca parceria com Censipam para realizar zoneamento do estado

Zoneamento ecológico e econômico é um importante instrumento de gestão territorial

Por Willian Cavalcanti

Diretor-geral do Censipam e secretário do Maranhão debateram parceria em Brasília

Diretor-geral do Censipam e secretário do Maranhão debateram parceria em Brasília

Brasília, 10/05/2019 – O diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), José Hugo Volkmer, e o secretário de Programas Estratégicos do Maranhão, Luís Fernando Silva, debateram, em reunião nesta sexta-feira (10/5), em Brasília (DF), apoio para conclusão do Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA).

A intenção é que o Censipam possa fornecer imagens satelitais do bioma amazônico para conclusão do zoneamento territorial do estado. O Censipam, por meio do projeto Amazônia SAR, realiza o monitoramento ambiental da Amazônia por meio de imagens de satélite. O órgão também coordena o projeto Cartografia da Amazônia, que já mapeou 1.6 milhões de quilômetros quadrados.

Conduzido pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), o ZEE-MA é um importante instrumento de gestão territorial e colabora para formulação de políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Segundo o secretário Luís Fernando, a intenção é concluir o zoneamento o mais breve possível, já que o projeto se estende há 15 anos. “O ZEE é um programa estratégico para alavancar investimentos no estado, principalmente do setor privado”, ressaltou.

O Censipam e a SEPE vão iniciar as tratativas para assinatura de um acordo de cooperação e definir um plano de trabalho. “O Censipam desenvolve diversos produtos de monitoramento ambiental e territorial na Amazônia. Estamos à disposição para contribuir da melhor forma como desenvolvimento do estado do Maranhão”, afirmou o diretor-geral do Censipam.