Você está aqui: Página Inicial / Censipam e Funai reforçam parceria para proteção de terras indígenas

Notícia

Censipam e Funai reforçam parceria para proteção de terras indígenas

Censipam fornece serviços para combate a ilícitos em áreas indígenas

Por Willian Cavalcanti

Censipam se reúne com diretoria da Funai

Censipam se reúne com diretoria da Funai

Brasília, 01/10/2019 – O diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), José Hugo Volkmer, visitou na última sexta-feira (27/9), em Brasília (DF), o novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva.

O diretor-geral do Censipam colocou à disposição os produtos oferecidos pelo Censipam e a infraestrutura dos centros regionais em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA) e o Centro de Coordenação Geral em Brasília (DF).

Atualmente, o Censipam fornece antenas de comunicação via satélite (VSAT) para unidades da Funai em regiões isoladas. Volkmer explicou que o Censipam busca uma nova solução de comunicação via satélite, que ofereça serviço mais rápido e barato. O Censipam deve aderir ao GESAC, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que fornece banda larga de alta velocidade a localidades sem internet.

Por meio de parcerias institucionais, o Censipam fornece atualmente mais de 500 terminais de comunicação via satélite a órgãos e entidades em toda a Amazônia Legal.

O Censipam também disponibiliza à Funai produtos para monitoramento ambiental e territorial. Entre eles estão o mapeamento de áreas de garimpos irregulares e imagens de satélite para identificar desmatamento em terras indígenas.

“Sempre fomos grandes parceiros da Funai. Esperamos que esse trabalho conjunto continue e se aperfeiçoe ainda mais”, afirmou o diretor-geral do Censipam.

Também participaram da reunião o diretor técnico, Rafael Costa, e o coordenador de logística e manutenção, Carlos Daniel Police.

Fotos: Mário Vilela/Funai