Notícia
Censipam e Aeronáutica buscam parceria na área de comunicação social
Chefe da comunicação da Força Aérea conheceu projetos conduzidos pelo Censipam na proteção da Amazônia
Brasília, 29/08/2018 – O chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), Brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo, conheceu nesta quarta-feira (29/8) os principais projetos conduzidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) no desenvolvimento da região amazônica.
Acompanhado do Coronel Flávio Eduardo Mendonça, o Brigadeiro Lorenzo teve detalhes do projeto Cartografia da Amazônia e conheceu os sistemas SipamSAR e SipamHidro. O diretor-geral, Rogério Guedes, destacou operações coordenadas pelo Censipam, muitas delas envolvendo a Força Aérea Brasileira (FAB). “O conceito operacional do Censipam busca a integração de dados para geração de produtos nas áreas de inteligência, monitoramento ambiental e territorial, e a Força Aérea é uma das nossas grandes parceiras neste trabalho”, afirmou o diretor-geral.
A parceria do Censipam com a Força Aérea Brasileira é histórica, vem desde a implantação do Sistema de Vigilância (Sivam) e o uso de aeronaves R-35, R-99 e E-99 para o levantamento de dados obtidos por sensores aerotransportados. A cooperação entre as instituições deve se fortalecer ainda mais com o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), criado pela FAB para atender às necessidades estratégicas das Forças Armadas e da sociedade brasileira.
O oficial general conheceu também as aplicações do sistema ADS-80, captadas por aeronaves R-35 da FAB, no mapeamento da Amazônia. Com um óculos 3D, o brigadeiro testou o uso das imagens do ADS-80 no sistema de Alerta Hidrometeorológico do SipamHidro.
“Achei uma excelente oportunidade de conhecer melhor o trabalho do Censipam, que é feito muitas vezes fora dos holofotes. Espero que possamos firmar parcerias na área de comunicação social na divulgação do trabalho das instituições, para que possam se tornar ainda mais conhecidas e valorizadas pelo Brasil”, disse o Brigadeiro.