Você está aqui: Página Inicial / Censipam e Abin reforçam parceria para atuação na Amazônia

Notícia

Censipam e Abin reforçam parceria para atuação na Amazônia

Censipam realiza o monitoramento ambiental e territorial utilizando sensores e antenas

Por Willian Cavalcanti

Diretor-geral da Abin conheceu sistemas do Censipam

Diretor-geral da Abin conheceu sistemas do Censipam

Brasília, 08/10/2019 – Visando reforçar a parceria entre as instituições, o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, visitou nesta segunda-feira (7/10) o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF).

O diretor-geral da Abin conheceu as ferramentas utilizadas pelo Censipam para monitorar o desmatamento e crimes ambientais. Uma das tecnologias empregadas pelo Censipam para monitorar garimpos e pistas ilegais é o radar de abertura sintética (SAR) a bordo de satélites.

“A tecnologia SAR é muito eficaz na Amazônia, já que não sofre interferência das nuvens. Com as imagens SAR é possível identificar atividades ilegais mesmo na época de chuvas”, afirmou o diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer.

O Censipam também reúne informações de geointeligência e colabora no planejamento e coordenação das ações. “Temos especialistas em análise de imagens de satélite, tanto óticas quanto SAR. Com base nessas informações, emitimos mensalmente relatórios de geointeligência aos órgãos parceiros”, afirmou o coordenador-geral de inteligência do Censipam, Raimundo Camargos.

“Conheço o trabalho do Censipam há muitos anos e vejo que vocês estão evoluindo bastante a cada ano. Podemos unir nossa força de trabalho e criar uma capacidade operacional ainda mais efetiva”, afirmou o diretor-geral da Abin.

O Censipam deverá abrir ainda este ano mais uma turma do curso básico de análise de imagens de radar de abertura sintética. Técnicos e analistas da Abin deverão ser capacitados para emprego da tecnologia SAR.