Você está aqui: Página Inicial / Censipam disponibiliza ferramenta de monitoramento para Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia

Notícia

Censipam disponibiliza ferramenta de monitoramento para Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia

Mosaico facilitará o monitoramento, controle, planejamento ambiental e econômico de Rondônia

Ferramenta de monitoramento é disponibilizada para SEDAM

Ferramenta de monitoramento é disponibilizada para SEDAM

Porto Velho, 09/10/2020 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) disponibilizou, nesta quinta-feira (8/10), ferramenta inédita de monitoramento territorial para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM).

A entrega do Mosaico 2020 do estado de Rondônia foi realizada pela Divisão de Sensoriamento Remoto do Centro Regional do Censipam em Porto Velho (CR-PV) ao coordenador de geociências da SEDAM, Diogo Martins.O mosaico é um conjunto de imagens processadas da constelação de satélites Sentinel-2, que forma um único arquivo com todo o estado mapeado. Com resolução de 10 metros, o produto possibilita a visualização do estado de forma contínua, eliminando a interferência da cobertura de nuvens.

O mosaico será acoplado ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), utilizado pela SEDAM para facilitar o monitoramento, controle, planejamento ambiental e econômico do Estado.

O produto foi compartilhado utilizando um algoritmo na plataforma Google Earth Engine, capaz de gerar o mosaico em minutos, em qualquer computador conectado à internet. A entrega no formato de algoritmo é um marco no repasse de informações a órgãos parceiros do Censipam.

“Para a Divisão de Sensoriamento Remoto do CR-PV, o serviço customizado tende a diminuir o número de pedidos do mosaico de Rondônia, pois agora a SEDAM terá autonomia para proceder a atualização”, explicou o servidor do CR-PV, Henrique Bernini.

A utilização de produtos de sensoriamento remoto elaborados pelo Censipam está inserida no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre as instituições.

registrado em: , , ,