Você está aqui: Página Inicial / Censipam discute cheia do rio Madeira com parceiros em Porto Velho

Notícia

Censipam discute cheia do rio Madeira com parceiros em Porto Velho

Órgãos buscam planejamento para antecipar cheias e mitigar efeitos de desastres naturais

Por Willian Cavalcanti/CR-PV

Enchente do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

Enchente do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

Porto Velho, 25/01/2019 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) reúne na próxima quinta-feira (31/01), em Porto Velho (RO), parceiros e organismos de defesa civil para discutir e nivelar conhecimento em torno da problemática das cheias dos rios da Amazônia Ocidental. O evento é organizado pelo Centro Regional do Censipam em Porto Velho (CR-PV).

A oficina de trabalho busca promover o encontro de diferentes esferas de governo e órgãos responsáveis por ações de defesa civil, gestão e monitoramento de recursos hídricos. Também participam representantes do setor elétrico e instituições de pesquisa e fiscalização do Acre, Rondônia e Mato Grosso, com vistas à troca de experiências e elaboração de estratégias para o próximo período de cheia em 2019.

“Municípios localizados ao longo dos rios Madeira e Acre foram particularmente afetados em anos anteriores por eventos severos. Por isso existe urgência em compartilhar conhecimento e conhecer os últimos estudos e esforços desenvolvidos. Queremos nos antecipar às cheias e mitigar os efeitos de desastres naturais”, afirma Ana Strava, chefe da Divisão Operacional do CR-PV.

O encontro contará com palestras do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Agência Nacional de Águas (ANA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Também foram convidados órgãos estaduais e federais, prefeituras, Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia e as Defesas Civil do Acre, Rondônia e Mato Grosso.


Oficina de Trabalho do Pré-Cheia 2019
Data: quinta-feira, 31/01/2019
Horário: 8h às 17h30
Local: Auditório do SIPAM
Endereço: Av. Lauro Sodré, nº 6.500. Porto Velho (RO)

Informações no Centro Regional do Censipam em Porto Velho (CR-PV)
Ana Strava: (69) 3217-6300 (ana.strava@sipam.gov.br)
Valéria Zacarini: (69) 3217-6211 (gabinete.pv@sipam.gov.br)

Programação Pré-Cheia 2019