Você está aqui: Página Inicial / Censipam debate temas estratégicos com representantes do Consipam

Notícia

Censipam debate temas estratégicos com representantes do Consipam

Representantes de oito ministérios se reuniram para debater soluções e projetos para o Sistema de Proteção da Amazônia

Por Willian Cavalcanti

Representantes de oito ministérios participaram de reunião no Censipam

Representantes de oito ministérios participaram de reunião no Censipam

Brasília, 28/06/2019 – Com o objetivo de detalhar ações e debater temas estratégicos para o desenvolvimento do Sistema de Proteção da Amazônia, representantes dos ministérios integrantes do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam) se reuniram nesta quinta-feira (27/6), em Brasília (DF).

Os chamados “pontos focais” dos ministérios do Meio Ambiente (MMA), das Relações Exteriores (MRE), da Justiça e Segurança Pública (MJSP), de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Desenvolvimento Regional (MDR), da Casa Civil e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) conheceram detalhes de novas ações empreendidas pelo Censipam, como a parceria internacional com a Espanha para fornecimento de imagens de satélite para monitoramento da Amazônia.

Segundo o diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Major-Brigadeiro José Hugo Volkmer, uma das principais intenções é retomar parcerias e otimizar a aplicação de recursos. “Precisamos reforçar a interação dos diversos órgãos e instituições que atuam na Amazônia. O Sipam foi concebido para ter atuação multiagências, buscando a sinergia de todos os envolvidos”, afirmou.

Nesse sentido, foi debatido entre os representantes do Consipam formas de evitar a duplicidade de atividades e o melhor aproveitamento da infraestrutura dos centros regionais do Censipam em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA). Outro assunto em pauta é a estruturação de um novo modelo de infraestrutura e compartilhamento de custos de manutenção de antenas de comunicação via satélite (VSAT).

Um dos encaminhamentos da reunião foi a integração do Censipam na política de combate ao narcotráfico conduzida pelo GSI. Também foi debatida com o Ministério do Meio Ambiente a possibilidade de participação do Censipam no Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA).

A próxima reunião dos membros do Consipam está marcada para setembro, na qual serão deliberados os temas discutidos na reunião com os pontos focais.