Você está aqui: Página Inicial / Censipam comemora 17 anos de criação

Notícia

Censipam comemora 17 anos de criação

Centros homenagearam servidores de destaque e instituições que contribuem com o desenvolvimento da Amazônia

Censipam comemora 17 anos de criação

Censipam comemora 17 anos de criação

Brasília, 22/04/2019 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) comemorou 17 anos de criação na última quarta-feira (17/4). Servidores do Centro de Coordenação Geral (CCG) e dos Centros Regionais de Manaus, Porto Velho e Belém participaram, por videoconferência, de cerimônia alusiva ao décimo sétimo aniversário do órgão.

Durante a cerimônia, servidores dos quatro centros receberam homenagem pelos serviços prestados. Em Brasília, o homenageado foi Raimundo Otávio Macedo; em Manaus, foi o servidor Sérgio dos Santos Ziele; em Porto Velho, foi José Mário Fraga; e em Belém, foi Edna do Socorro.

“O Censipam é um lugar em que tenho orgulho de trabalhar. Aqui estão presentes pessoas capacitadas e que nos fazem sentir orgulho de sermos brasileiros. Sabemos que no Censipam o dinheiro pago pelo contribuinte é muito bem investido”, afirmou o Major-Brigadeiro José Hugo Volkmer, diretor-geral substituto do Censipam.

Em Brasília, também foi entregue o diploma “Amigo do Censipam” a personalidades civis e militares que contribuem para o desenvolvimento da Amazônia brasileira. Este ano foram homenageados o Diretor de Habitação da Poupex, General de Divisão Luiz Felipe Linhares Gomes; o Chefe do Centro de Operações Espaciais da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; e a Chefe da Divisão de Monitoramento e Informações Ambientais, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Kelly Maria Resende Borges.

Em Manaus, a cerimônia teve a presença de representantes do Ministério Público Federal, do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do ICMBio, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

História
A história de criação do Censipam começou em 1990, quando o Governo Federal deu os primeiros passos na concepção de um sistema de proteção da Amazônia, que foi denominado Sipam. Em 21 de setembro de 1990, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e os Ministérios da Aeronáutica e da Justiça apresentaram a Exposição de Motivos nº 194.

O sistema foi concebido como uma base integrada de órgãos governamentais para promoção do desenvolvimento sustentável, proteção ambiental e repressão aos ilícitos na Amazônia. Em 1999, foi criado o Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam) com a atribuição de definir as diretrizes do Sipam.

Em 17 de abril de 2002, foi criado o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) com o objetivo de promover a proteção e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

O pleno funcionamento do Sipam inicia-se em julho de 2002, com a inauguração do Centro Regional de Manaus. Em seguida, foram inaugurados os Centros Regionais de Porto Velho, em 2003, e de Belém, em 2004. O Centro de Coordenação geral, em Brasília, foi inaugurado em 2006. Em 2011, o Censipam foi transferido da Presidência da Pepública para o Ministério da Defesa.